:: Página Principal ::
1/10/2008


ADMINISTRAÇÃO

       A importância da boa gestão de profissionais
       São Paulo ganha série de eventos para comemorar o empreendedorismo.


EDUCAÇÃO

       Municípios enfrentam desafio do analfabetismo escolar.
       Programa brasileiro da merenda escolar é apresentado.


SERVIÇO SOCIAL

       No Dia Nacional do Idoso, MDS reforça importância do fortalecimento da proteção social aos maiores de 60 anos.
       SP promove campanha para coleta de leite materno.


 

   topo
A importância da boa gestão de profissionais
Evair Assis Júnior.  
PORTAL DO ADMINISTRADOR.  1/10/2008


O mercado de trabalho brasileiro se movimentou em diversos sentidos nos últimos anos e com uma velocidade espantosa. Entre os resultados está a sua profissionalização: hoje se requer colaboradores com mais capacidade de trabalho, melhor formação e mais aptidões/competências. Isso ocorre em todos os segmentos, desde os ultra-especializados, como o de Tecnologia, até aqueles em que antes se acreditava que conhecimento e especialização não fossem requisitos necessários, como o de Construção Civil. Neste novo panorama, os departamentos de Recursos Humanos ganharam um papel adicional. Este, e todos os envolvidos na contratação e gestão de profissionais, precisam desenvolver a capacidade de localizar, avaliar, capacitar e gerir a carreira daquilo que hoje é reconhecido como do maior bem das empresas: seu ativo humano. Entre suas funções, estão, por exemplo, o levantamento de competências necessárias para cada cargo; o balizamento de candidatos de forma a localizá-los facilmente em seu banco de dados; a identificação de recursos já disponíveis dentro da empresa; a determinação dos treinamentos, eventos, dinâmicas e outras formas de capacitação de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada um; e monitoramento de desempenho do recurso e seu conseqüente desenvolvimento, entre outros.

 

   topo
Municípios enfrentam desafio do analfabetismo escolar.
BBC Brasil.  
O ESTADO DE S. PAULO.  1/10/2008


A constatação do fenômeno do analfabetismo escolar, ou das crianças que freqüentam a escola mas não aprendem, tem aumentado a pressão sobre os municípios para melhorar a educação fundamental, a parte que lhes cabe no latifúndio educacional. Os últimos números a mostrar que a expansão do acesso não se traduziu em qualidade da educação partiram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que no final de setembro divulgou que dos 1,3 milhão de crianças entre 8 e 14 anos que não sabiam ler nem escrever no ano passado, 1,1 milhão (84,5%) estavam na escola. "Não é que (o Brasil) não saiba educar, não sabe educar todos. Nosso problema de qualidade é muito mais profundamente um problema de eqüidade", disse o ministro da educação, Fernando Haddad, em recente entrevista a correspondentes internacionais. Em 2007, a maioria dos municípios registrou uma melhora, mas 53% deles obtiveram nota inferior à média nacional (4,2 pontos) em uma escala de 0 a 10, nas séries iniciais do ensino fundamental. Nas séries finais, o resultado foi ainda pior, com 60% dos municípios abaixo da média (3,8).


 

   topo
No Dia Nacional do Idoso, MDS reforça importância do fortalecimento da proteção social aos maiores de 60 anos.
Aline Menezes.  
MDS.  1/10/2008


O respeito aos direitos da pessoa idosa e o combate à violência e aos maus-tratos são alguns dos avanços consolidados pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que completa cinco anos nesta quarta-feira (01/10). A avaliação é da secretária nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Lígia Gomes. Segundo ela, é importante lembrar que no campo da assistência social o direito à proteção social ao idoso está assegurado desde 1993, com a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). O estatuto é uma conquista da sociedade brasileira, pois sua aprovação significou o reconhecimento do idoso como pessoa portadora de direitos, diz. Nesta quarta, comemora-se também o Dia Nacional do Idoso (Lei nº 11.433/2006), juntamente com outros países. De acordo com Ana Lígia Gomes, o estatuto é instrumento que valida reivindicações da população idosa. Além disso, assegura garantias como preferência na formulação de políticas sociais e na destinação de recursos públicos; viabilização de formas eficazes de convívio, ocupação dos idosos e participação dos mais jovens neste contexto; prioridade no atendimento público e privado; permanência do idoso com a sua própria família; garantia de serviços especializados de abrigamento para os que estão em situação de vulnerabilidade, e garantia de acesso à rede de saúde, previdência e assistência social”, afirma.

 

   topo
Programa brasileiro da merenda escolar é apresentado.
(Assessoria de Comunicação Social do FNDE).  
MEC.  1/10/2008


Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participam a partir desta quarta-feira, dia 1º, até sexta, 3, do Fórum sobre Direito à Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma. No encontro, os países integrantes da FAO apresentarão as políticas que desenvolvem para garantir esse direito. No primeiro dia, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Albaneide Peixinho, exporá os avanços do Brasil na área de segurança alimentar e nutricional dos estudantes. Considerado um programa exemplar pela própria FAO, o Pnae atende 36 milhões de estudantes da educação infantil e do ensino fundamental de escolas públicas e filantrópicas, com um orçamento anual de R$ 1,6 bilhão. O governo federal pretende ampliar o atendimento. Em fevereiro, o Palácio do Planalto enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que inclui o ensino médio na cobertura do programa. Durante o fórum, um cartaz reforçará a idéia da alimentação saudável na escola como um direito. O cartaz foi enviado pelo FNDE, no primeiro semestre, a todas as unidades da rede pública de educação infantil e ensino fundamental para conscientizar alunos, professores e diretores sobre o direito dos estudantes a uma dieta adequada e nutritiva no ambiente escolar.

 

   topo
São Paulo ganha série de eventos para comemorar o empreendedorismo.
Agência Sebrae de Notícias.  
SEBRAE.  1/10/2008


O Mês do Empreendedor começa nesta quarta-feira (1º) em todo o País. Para celebrar o Dia da Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro, o Sebrae em São Paulo programou uma série de atividades especiais, como eventos, seminários, palestras e cursos em todo o Estado. O mês também é especial porque em 9 de outubro a entidade comemora 36 anos de atuação, e a programação especial inclui os lançamentos do novo portal do Sebrae/SP e da TV Sebrae/SP, além da exposição do Túnel do Empreendedor em 3D. O Túnel do Empreendedor vai mostrar, de forma lúdica e dinâmica, as dez características que formam o perfil do empreendedor de sucesso. A nova identidade visual do portal foi criada para facilitar o acesso aos conteúdos e serviços. Entre as novidades destacam-se as web palestras, o auto-atendimento em serviços financeiros e os novos canais como a TV Sebrae/SP e os vídeos do Youtube. "O objetivo do novo site é ampliar a rede de atendimento e de distribuição de informação, produtos e serviços para os micro e pequenos empreendedores. Criado em 2001, o portal do Sebrae/SP registrou no ano passado 9,4 milhões de downloads, 7,3 milhões de visitas (acessos) e 26,4 milhões de páginas visitadas.

 

   topo
SP promove campanha para coleta de leite materno.
Ana Luísa Westphalen.  
O ESTADO DE S. PAULO.  1/10/2008


A Secretaria da Saúde inicia hoje, Dia Nacional da Doação de Leite Materno, uma campanha para convocar doadoras de todo o Estado a contribuírem. "Contamos com a colaboração e solidariedade das mães que estão amamentando e podem doar", diz a coordenadora do banco de leite humano do Hospital Maternidade Estadual Leonor Mendes de Barros, Maria José Mattar. Ela explica que, com a proximidade do fim do ano, a quantidade de leite arrecadado está diminuindo e tende a cair ainda mais devido às festas e viagens das doadoras durante as férias. A coleta do leite é feita diariamente pela equipe do Banco de Leite em parceria com o Corpo de Bombeiros, que visita as doadoras semanalmente em suas residências. Para doar, a mulher deve ser saudável e estar amamentando exclusivamente seu filho. O leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade antes de ser fornecido aos recém-nascidos prematuros e outros bebês clinicamente impossibilitados de serem amamentados ao seio materno. A lista completa das unidades pode ser consultada no no site da Fundação Oswaldo Cruz.

:: voltar ::