Biblioteca Consulta   Voltar
29/9/2008


ADMINISTRAÇÃO

       Nova lei regula atividades de estágio.
       Mulheres migram da academia para atuar na área de empreendedorismo inovador.


EDUCAÇÃO

       Cadê as bibliotecas?
       Alunos e professores aprovam uso do jornal em aula.


SERVIÇO SOCIAL

       Prazo para municípios participarem do Censo CRAS 2008 se encerra nesta terça-feira (30) .
       Curso de serviço social vive boom com revalorização da profissão.


 

   topo
Alunos e professores aprovam uso do jornal em aula.
Maria Rehder.  
O ESTADO DE S. PAULO.  29/9/2008


Melhora da habilidade em leitura, escrita, e formação de senso crítico são algumas das vantagens do uso do jornal impresso em sala de aula. É o que mostra pesquisa qualitativa feita pela consultoria John Snow Brasil a pedido da Associação Nacional de Jornais (ANJ) em sete capitais, incluindo São Paulo, com professores e alunos de escolas públicas e particulares. A coordenadora do programa Jornal e Educação da ANJ, Cristiane Parente, diz que o uso da mídia não é tratado em programas de formação de professores ou cursos de pedagogia. "Os professores reconhecem que precisam ser capacitados, pois o jornal pode melhorar o desempenho dos alunos em avaliações como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que exige leitura interpretativa. A rede municipal de ensino tem sido uma das pioneiras no País na introdução do uso de jornal nas diretrizes curriculares para o ensino da língua portuguesa. Por meio do programa Ler e Escrever, o texto jornalístico é conteúdo básico a ser trabalhado em todas as séries.

 

   topo
Cadê as bibliotecas?
CM CONSULTORIA.  
CORREIO BRAZIENSE.  29/9/2008


A leitura é pré-requisito básico para a formação de um cidadão. Para compreender a própria língua, as imagens, os códigos, os gráficos, um aluno precisa aprender a ler. Só assim ele será capaz de aprender os conteúdos transmitidos em sala de aula e conseguirá bons conceitos em avaliações nacionais e internacionais. O desafio para formar leitores, imposto às escolas e educadores, é enorme. As bibliotecas não são realidade em todos os colégios. Aliás, existem a proporção de bibliotecas escolares no país é pequena. De acordo com a Secretaria de Educação Básica do MEC, existem 10.822 bibliotecas nas escolas públicas de ensino médio do Brasil. No ensino fundamental, há 30.506 bibliotecas, localizadas em apenas 22,3% das escolas. Do total de 620 escolas que compõem a rede pública (considerando todas as etapas da educação básica), apenas 75 possuem bibliotecas ou salas de leitura. No caso do ensino médio, que possui 77 colégios, apenas nove aparecem na lista das que possuem o espaço. Gilmar Vilela da Silva, gerente de multimídia da Secretaria de Educação do DF, responsável pelas bibliotecas escolares, admite que a realidade está longe do desejável. Todas as escolas precisam de bibliotecas.

 

   topo
Curso de serviço social vive boom com revalorização da profissão.
Simone Iwasso.  
O ESTADO DE S. PAULO.  29/9/2008


Aos 25 anos, no segundo semestre do curso, ela se surpreende ao encontrar outras pessoas como ela, prontas para atuar num mercado de trabalho mais amplo - seja no setor público, por meio dos programas de saúde e sociais, ou no privado, dentro do terceiro setor. Dados do Ministério da Educação (MEC) dão volume à análise de Ivanete. Houve ainda a criação de centros de assistência social em todos os municípios, requisito de uma lei federal aprovada em 2005. "É visível a ampliação da demanda por profissionais qualificados", completa Eliane Ganev, coordenadora do curso na Universidade Cruzeiro do Sul. "Dezenas de concursos públicos têm sido realizados nos últimos anos para reposição dos quadros do funcionalismo ligados ao serviço social. O perfil do profissional precisou mudar bastante para poder compreender as novas configurações sociais e as manifestações que isso gera", analisa Maria do Socorro Reis Cabral, diretora da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que tem um dos cursos mais antigos e tradicionais da cidade.

 

   topo
Mulheres migram da academia para atuar na área de empreendedorismo inovador.
Da redação.  
PORTAL DO ADMINISTRADOR.  29/9/2008


Ao longo dos tempos as mulheres estão migrando da academia para atuar na área de empreendedorismo inovador. De acordo com a pesquisa 48,6% das mulheres atuam em incubadoras e parques tecnológicos ocupando cargos de chefia e 13% ocupam cargos administrativos. O levantamento indica que 41,8% das profissionais de incubadoras e parques são casadas e 41% solteiras. Do universo pesquisado, 48,1% são mães e 51,9% não têm filhos. As mulheres nessas empresas possuem a faixa etária média de 25 a 35 anos. Apenas 33% delas se consideram responsáveis pela renda da família. Segundo o coordenador da pesquisa, Gonçalo Guimarães, o levantamento retrata as profundas transformações ocorridas na sociedade brasileira nas três últimas décadas no que diz respeito à inserção das mulheres no mercado de trabalho. "A pesquisa analisa a participação feminina em uma área tradicionalmente ocupada por homens e marcada pela idéia de inovação, apontando a inserção cada vez maior das mulheres nesse campo", explica Guimarães. Para o pesquisador, "estamos vivendo um processo de mudanças de comportamentos dos papéis masculinos e femininos diante das novas transformações produzidas nas relações de trabalho" diz.

 

   topo
Nova lei regula atividades de estágio.
Maria Clara Machado.  
MEC.  29/9/2008


O estágio de estudantes passa a ser regulado pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 26, quando entra em vigor. A nova lei define o estágio como ato educativo supervisionado e determina medidas para que a atividade possa contribuir com a contextualização curricular e com a familiarização do aluno em relação ao mundo do trabalho. Pela lei, o estagiário deve ser acompanhado por professor da instituição onde estuda e por supervisor no local de estágio. Além disso, a jornada de trabalho deve ser compatível com as atividades escolares e o estagiário passa a ter direito a férias remuneradas. Para assegurar o acompanhamento efetivo do estudante, um professor orientador da instituição de ensino, da área a ser desenvolvida no estágio, deve acompanhar e avaliar as atividades do aluno. A jornada de trabalho não pode ultrapassar quatro horas diárias e 20 semanais, no caso dos alunos matriculados na educação especial e nos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional de jovens e adultos. Nesses casos, o vínculo de emprego é caracterizado e os estabelecimentos que mantiverem estagiários fora das novas normas, reiteradamente, serão impedidos de receber estagiários por dois anos.


 

   topo
Prazo para municípios participarem do Censo CRAS 2008 se encerra nesta terça-feira (30) .
Rogéria de Paula.  
MDS.  29/9/2008


Nesta terça-feira (30/09), se encerra o prazo para que o Distrito Federal e os municípios que possuem Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades que prestam atendimento socioassistencial a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social participem do Censo CRAS 2008. Os gestores municipais devem preencher a ficha de monitoramento com dados sobre o imóvel ocupado, a estrutura física, as equipes que atuam no local, o atendimento e atividades realizadas, entre outras informações. A ficha está disponível no endereço eletrônico www.mds.gov.br/suas. A iniciativa do MDS em realizar este censo é parte da estratégia de aprimorar o acompanhamento dos serviços e ações oferecidos nos CRAS, também conhecidos como "Casas das Famílias" por constituírem a espinha dorsal do Sistema Único de Assistência Social Único (SUAS). O MDS já co-financia 3.248 CRAS no País e, neste ano, passou a repassar recursos para mais 505 municípios, totalizando 3.753 centros. A implementação do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), prestado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de forma efetiva e com qualidade é fundamental para a concretização dos direitos socioassistenciais. O programa possui um papel importante, pois articula e integra os serviços socioassistenciais, programas de transferência de renda e benefícios assistenciais.

:: voltar ::